Todos os jovens com idade entre 14 anos e 23 anos e 11 meses que estejam cursando o ensino médio ou o tenham concluído.
O Jovem Aprendiz pode ser recontratado quantas vezes for possível até que complete 24 anos, desde que o seja em cursos diferentes. Porém, a recontratação como aprendiz, pela mesma empresa, só poderá ocorrer após um intervalo de 6 meses entre os contratos.
Os contratos de aprendizagem de modo geral podem ter duração de até 2 anos. Na Obra do Salvador eles costumam ter 11 ou 16 meses, de acordo com a carga horária do Programa, que pode ser de 6h ou 4h respetivamente.
Sim. O jovem aprendiz cujo contrato completa os 12 meses de período aquisitivo tem direito ao gozo de 30 dias de férias remuneradas, durante o contrato de aprendizagem. Nos casos em que o contrato dura menos de 12 meses, remunera-se o valor proporcional de férias.
A seleção dos adolescentes e jovens acontece observando uma série de critérios. O primeiro e mais importante é o de vulnerabilidade social, porém outros também são aplicados, como local onde mora, em adequação à vaga, turno escolar, desempenho no Projeto Pré Jovem aprendiz (quando menores de 18 anos) e idade, no caso de vagas apenas para maiores de 18.
De modo geral, chamamos os adolescentes e jovens com um período de espera maior do que gostaríamos, porém, realizamos a chamada de jovens do nosso cadastro com grande frequência e, apesar dos milhares ainda aguardando em nosso sistema, temos conseguido atender uma parcela significativa de inscritos. O tempo de chamada depende da disponibilização de vagas por parte das empresas, portanto, o tempo de espera varia de um período a outro.
O jovem aprendiz recebe um salário mensal referente às horas trabalhadas (aulas teóricas e atividades práticas na empresa), calculando-se o valor do salário/hora com base no piso estadual para a sua categoria ou salário mínimo nacional (a condição mais favorável).
Sim. O Jovem Aprendiz tem direito a todos os benefícios oferecidos pela empresa contratante aos demais colaboradores, inclusive o vale transporte obrigatório.
A carga horária do Jovem Aprendiz depende do Programa no qual ele foi contratado. Ela pode ser de 4h, 6h ou 8h. Na Obra do Salvador, atualmente, temos programas de 4h e 6h. O Jovem trabalha 5 dias na semana sendo 4 na empresa e 1 na Obra do Salvador (aula teórica), com uma folga semanal mais o domingo, dia que, assim como nos feriados, o Jovem Aprendiz não pode trabalhar.