Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

Sobre o projeto

Buscamos por meio de atividades lúdicas, artísticas, culturais e esportivas, promover o fortalecimento de vínculos entre os participantes e a construção de uma rede de apoio sólida e efetiva.

– 13 a 17 anos e de 30 a 59 anos
– Encaminhados pelo CRAS

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é uma intervenção social planejada que busca promover o desenvolvimento e fortalecimento dos usuários, prevenindo situações de risco social. Ele complementa o trabalho social com famílias e tem como objetivo garantir o progresso dos usuários por meio de atividades em grupo, adaptadas de acordo com o ciclo de vida.

Para os adolescentes de 13 a 14 anos é oferecida a oficina de Artes Criativas, que cria um ambiente socializador de forma a promover o desenvolvimento da identidade individual e do grupo. O objetivo é estimular a expressão criativa, permitindo que os adolescentes desenvolvam suas habilidades artísticas e fortaleçam seus vínculos sociais.

Já para os jovens de 15 a 17 anos, é oferecida a oficina de Tecnologia, a qual estimula a convivência social, promove a participação cidadã e fornece uma orientação sobre o universo do trabalho. Por meio da exploração de tecnologias, os jovens podem adquirir habilidades digitais, desenvolver competências relacionadas à comunicação e aprender sobre as oportunidades e desafios do mundo contemporâneo.

A oficina de Culinária é destinada a pessoas na faixa etária de 30 a 59 anos e tem como intuito ampliar as trocas culturais e de vivências, fortalecendo o sentimento de pertencimento e identidade, os vínculos familiares e incentivando a socialização e a convivência comunitária. Através da culinária, os participantes podem compartilhar saberes, explorar diferentes culturas alimentares e desenvolver habilidades relacionadas ao preparo de alimentos.

É importante destacar que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos também está integrado com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), visando à defesa e afirmação dos direitos dos usuários e ao desenvolvimento de capacidades e potencialidades. Essa articulação busca proporcionar alternativas emancipatórias para enfrentar a vulnerabilidade social e promover o bem-estar e a qualidade de vida das famílias atendidas.

Cadastre-se

plugins premium WordPress